O posto da Rede Charrua, Caletti Combustíveis, localizado em Casca, é pioneiro na utilização de um sistema que permite gerar 100% da energia que o estabelecimento consome. O sistema funciona através da captação de luminosidade natural por placas fotovoltaicas, nas quais ocorre a inversão de frequência que gera a energia elétrica. O sistema se paga em 35 a 40% da vida útil.

A preservação ambiental sempre esteve presente na gestão do Posto Caletti. Desde o início da operação, a unidade já utilizava o consumo de água otimizado, ao instalar o sistema de cisternas de armazenamento de água para fins de limpeza, lavagem de automóveis e nos sanitários.

A instalação da usina foi mais um passo importante nesse sentido. Além de sustentar o próprio consumo de energia elétrica, o Posto Caletti entrega a energia excedente (aquela que produz além do que consome) para a concessionária, a qual devolve a energia nos dias em que a geração da usina é menor do que o consumo do posto.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL – regulamente e homologa este tipo de instalação. O sistema é regulado pela intensidade de iluminação. No verão, quando a luminosidade é maior, a usina gera mais energia que consome.

Ao contrário, nos dias em que a incidência de luz é menor (dias nublados ou de chuva) a geração pode ser menor. Nesses casos, a troca com a concessionária equilibra demanda e consumo.

Proprietários e equipe de atendimento estão sintonizados com a busca e aplicação de soluções ambientalmente adequadas, com o objetivo de colaborar para que as futuras gerações desfrutem de um meio ambiente mais equilibrado e saudável.

Quer saber mais, contate com o Posto Caletti:
Fone: 54 3347 1066 – Rua Borges de Medeiros, n° 145 – Casca / RS