images

A Charrua, através da divisão Charrua Gás, estuda abrir novas unidades GNV até o final de 2017, para completar a malha GNV no Rio Grande do Sul e beneficiar os usuários.

A inauguração do Posto Nevoeiro, em Soledade, em 21 de novembro, representa mais um passo importante na expansão da rede de distribuição de GNV no Rio Grande do Sul. A Distribuidora Charrua, em parceria com a Sulgás, é responsável pela operação da nova unidade. O posto Nevoeiro Soledade passa a atender a demanda das regiões do Planalto Riograndense e do alto da serra Botucaraí, disponibilizando combustível limpo e econômico. Localizado na Rodovia BR-386 km 243, nº 3003, representa o 83º posto de GNV no Rio Grande do Sul.

Para o diretor-presidente do Grupo Charrua, Elvidio Elvino Eckert, a inauguração do sexto posto GNV Charrua no Estado vai refletir nas conversões de veículos em Porto Alegre. “Se o usuário tiver mais opções de abastecimento, será atraído para a conversão do GNV, em função da economia que gera e dos benefícios ao meio ambiente”. Além de Soledade, a Distribuidora Charrua opera postos GNV em Lajeado, Pantano Grande, Santa Maria, Pelotas e Sapiranga.

Com base própria de compressão de GNV, em Esteio, a Charrua é pioneira no Rio Grande do Sul na distribuição do combustível pelo sistema GNC (Gás Natural Comprimido). É a quarta empresa no Brasil a utilizar o gasoduto virtual – em que um caminhão transporta o gás natural até os pontos de distribuição. Além da própria rede, a empresa abastece cinco postos Petrobrás, dois postos Shell e um Ipiranga.

A empresa também abastece a indústria: Bianchini (Canoas), Celulose (Cambará do Sul), Fios Armani (Nova Petrópolis) e Indutex (Três Coroas). O volume de compressão da Charrua alcança 1.200.000 m³ (um milhão e duzentos mil metros cúbicos) de gás natural por mês. Quando iniciou as atividades, eram comprimidos 30 metros cúbicos.

O gás natural é o combustível do futuro. Uma alternativa de obtenção do combustível limpo é através do tratamento de resíduos sólidos, que resulta na obtenção do Biogás. Segundo o diretor-presidente do Grupo Charrua, Elvidio Elvino Eckert, existe uma usina de Biogás em Montenegro e outra, que está em construção no município de Estrela, sendo que esta terá grande capacidade de produção.

O prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, salientou a determinação do diretor-presidente do Grupo Charrua para superar as dificuldades, e alcançar a vitória: “Para a nossa região, o Posto GNV Charrua representa desenvolvimento. São mais de 150 mil moradores beneficiados. O senhor Elvidio é exemplo de empreendedorismo, e Soledade está de portas abertas para a inovação, é a “Terra das oportunidades”.

Desafio
Para a Rede Nevoeiro, a inauguração do posto GNV Charrua, em Soledade, foi desafiadora em vários sentidos: nova parceria, posto distante da sede da empresa e implementação do GNV, revela Luís Frederico Assmann, sócio proprietário da rede Nevoeiro, juntamente com o sócio Gastão Lambert. Os empresários já conheciam a comunidade local, em função de trabalhos realizados com uma empresa localizada na cidade.

“A expectativa é muito grande, estamos esperançosos em fazer um bom trabalho em Soledade, contando com a ótima parceria da Distribuidora Charrua, para atendermos às expectativas dos clientes de Soledade e adjacências. Estamos presentes em todas as regiões. Em Soledade, conseguimos um local muito aprazível, com excelente localização”, salienta Assmann.

O prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, salientou a determinação do diretor-presidente do Grupo Charrua para superar as dificuldades, e alcançar a vitória: “Para a nossa região, o Posto GNV Charrua representa desenvolvimento. São mais de 150 mil moradores beneficiados, além disso, o posto GNV vai atrair consumidores que circulam na Estrada da Produção, que é um dos corredores do Mercosul. O senhor Elvidio é exemplo de empreendedorismo.”

Também participaram da inauguração, o secretário adjunto de Minas e Energia, Artur Lemos e o diretor-presidente da Sulgás, Claudemir Bragagnolo, além de autoridades locais, representantes dos Bombeiros e a comunidade em geral.