images

Experiência realizada em sala de aula vira livro em edição bilíngue, com narração, áudio descrição e versão em Língua Brasileira de Sinais.

A professora Luciane Abreu lançou o livro Cabruxa, a Bruxa Inventada no dia 18 de novembro, na Casa de Cultura de Lajeado, RS. O livro, criado a partir das ilustrações e produções textuais da Turma 12, do 1º Ano do Ensino Fundamental I (2008/2009), do Colégio Madre Bárbara, daquela cidade, é resultado de uma proposta pedagógica que virou objeto de pesquisa de Mestrado apresentada pela autora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, em agosto de 2010.

Destinada ao público infantil, a publicação recebeu tratamento gráfico e ilustrações adicionais do artista plástico Alessandro Cenci. Possui versão bilíngue, narração em português/espanhol e inclui DVD com áudio descrição e versão em Libras.

Cabruxa, a Bruxa Inventada foi financiada pelo Governo Federal/Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e tem o patrocínio das seguintes empresas: Charrua, Fruki, Bremil e Lojas Benoit. O projeto inclui a realização de palestra e workshops para professores e público interessado e hora do conto para crianças no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, abrangendo, ainda, a Região de Fronteira entre Brasil e Uruguai.

Parte da tiragem do livro será distribuída, gratuitamente, para escolas da rede pública de ensino e entidades culturais dos estados do PR, RS e SC, bem como regiões de fronteira entre Brasil e Uruguai. As atividades ocorrem ao longo dos meses de novembro e dezembro. Detalhes da programação no blog http://cabruxa.tumblr.com e na página no facebook (@cabruxa).

– A proposta vai ao encontro das minhas concepções de professora e pesquisadora, que busca encontrar na participação ativa das crianças, na escuta de suas vozes, na atuação direta do contexto da sala de aula, elementos fundamentais para a construção de uma prática pedagógica construída coletivamente, afirma Luciane Abreu. Segundo a autora, trata-se de uma prática que respeita e se orienta a partir do contexto cultural das crianças.

– A iniciativa cultural, além de contribuir para práticas pedagógicas criativas no ambiente escolar, vem minimizar a carência existente, na sociedade, de literatura para a infância agregada aos dispositivos de acessibilidade, no intuito de contribuir para a construção de uma cultura da inclusão. – Esta obra corporifica minha pesquisa e minhas crenças sobre a prática educacional. Cabruxa, a Bruxa Inventada é um trabalho que busca expandir a experiência educacional como um bem coletivo, visando à formação de cidadãos íntegros e éticos num processo de construção cultural, conclui a autora.

FICHA TÉCNICA
O LIVRO:

Coordenação do Projeto e Produção Executiva: Silvia Abreu
Coordenação Editorial: Luciane Abreu
Projeto Gráfico e Direção de Arte: Alessandro Cenci
Tradutora de Português/Espanhol: Laura Imbriaco
Revisão: Judite Ingrid Schmatz
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu

VERSÕES EM ÁUDIO:
Narração em português: Letícia Schwartz e Luciane Abreu
Narração em espanhol: Elinka Matusiak
Áudio descritor-roteirista: Letícia Schwartz
Áudio descritor-narrador: Gabriel Bohrer Schmitt
Áudio descritores-consultores: Marilena Assis, André Campelo e Luis D. Medeiros
Gravado no Estúdio Yoho Musik Arsenal
Produção: Mil Palavras Acessibilidade Cultural

VERSÃO EM LIBRAS:
Tradução: Ângela Russo
Fotografia e câmera: Josias Salvaterra – Mano
Edição: Marcio Papel
Realização: Silvia Abreu Produções Artísticas e Culturais Ltda.
Financiamento: Ministério da Cultura/Governo Federal, Lei Rouanet
Patrocínio: Charrua, Bremil, Fruki e Lojas Benoit.
Apoio Cultural: Unisc – Grupo Estudos Poéticos: Educação, Linguagens e Infâncias; Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISC | Curso de Letras da Unisc | Curso de Pedagogia da Unisc | Univates | SESC | Mirabolando Espaço de Arte | Prefeitura Municipal de Lajeado

ONDE ADQUIRIR O LIVRO:
Palavraria (Rua Vasco da Gama, 165), Porto Alegre-RS
Livraria Nobel (Shopping Lajeado, BR-386, Km346) Lajeado-RS
Valor: R$ 30,00
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4) – 23/10/2016
Fones: 51 | 86320145 (Oi) | (51) 8133.6787 (Tim)

Texto: AI/Sílvia Abreu