imagesProgresso: Projeto Esporte e Lazer II

Preocupada com o desenvolvimento social, cultural e ambiental da comunidade em que está inserida, a Charrua participa de iniciativas que promovem a conscientização da população para a preservação ambiental e apoia o desenvolvimento cultural e social da sua gente. A ajuda é possível graças a Lei Rouanet, a Lei do Desporto e a Lei da Criança (Comudical), três importantes iniciativas que possibilitam que empresas apoiem ações importantes para a sociedade. Conheça três projetos apoiados pela Charrua:

 

TEUTÔNIA
Projeto Educar para Transformar 
A Charrua é patrocinadora do Projeto Educar para Transformar, desenvolvido pela Associação Pró Cultura Paz. A ação tem cunho social, educacional e cultural, beneficiando crianças e jovens com aulas de violão e flauta no município de Teutônia. O apoio a estas iniciativas tem o papel de fomentar o desenvolvimento humano, figurando como elemento essencial no processo de socialização entre crianças e jovens. O âmbito cultural é um dos espaços onde ocorrem relacionamentos interpessoais, são repassados saberes, elaborados conhecimentos, desenvolvidas linguagens e formas de comunicação. A cultura possui uma linha de aprendizagem onde o ser humano constitui sua forma de agir, reagir e amplia sua criatividade por meio de dons artísticos. Evanice Adriana Beise, coordenadora do Projeto Educar para Transformar, afirma que o apoio da Charrua é uma forma de propiciar a democratização de saberes para crianças e jovens. “O projeto serve à cultura como ferramenta de integração”, fala. Para ela, a atividade proporciona meios de dignidade e coloca as pessoas como sujeitos ativos na construção de cidadania e criação cultural.

 

ESTEIO
Projeto semeando na pedreira um novo futuro 
Tem o objetivo de atender as crianças de cinco a 17 anos, tornando-os jovens preparados para o futuro. A importância desse projeto é garantir incentivo ao esporte, cultura e educação a uma área onde há grande fluxo de drogas e alta vulnerabilidade. A coordenadora do projeto, Andreia Forte, conta que o esporte leva os jovens a um crescimento saudável, favorece a distância das drogas e más influências e cria bons cidadãos para a nossa cidade, inclusive preparados para o mercado de trabalho. “O projeto conta ainda com aulas de balé para meninas carentes”, destaca Andreia. O resultado do apoio é um impacto muito forte com as disciplinas que a dança exige e gera união entre pais e filhos. As famílias têm acompanhado os ensaios e o clima de companheirismo e admiração é visível. A cada semana mais jovens procuram participar. Atualmente cerca de 30 crianças estão inscritas.

 

PROGRESSO
Projeto Esporte e Lazer II
Esporte e Lazer é de manifestação esportiva educacional, está inserido num contexto onde as escolas públicas da cidade participam ativamente indicando crianças e adolescentes matriculados para o preenchimento das vagas. A coordenadora do projeto, Simone Berté, destaca que o mais importante da ação é o fato de oferecer atividades esportivas de qualidade, com profissionais qualificados, o que traz um grande desenvolvimento para as crianças e adolescentes que participam das oficinas. “Eles se envolvem em atividades saudáveis, usando o tempo livre deles, pra que não se envolvam com o uso de drogas, por exemplo”, afirma Simone. . A Charrua está apoiando o projeto desde a primeira edição e hoje é a empresa que mais aportou recursos e viabilizou o projeto.