images

A preservação do meio ambiente e seus recursos naturais sempre foi preocupação da Charrua. Partindo deste princípio, o Posto Florestal, de Lajeado, implantou em junho deste ano um sistema de placas solares que gerará energia limpa e reduzirá o consumo de energia elétrica.

O projeto está em período de teste e será capaz de suprir a demanda energética de todo o posto. Foram instaladas 94 placas solares no teto, que gerarão, em média, quatro mil KW livres para o consumo mensal. O resultado, em números, será conhecido nos próximos meses e deixará o local próximo da autosuficiência energética.

De acordo com o diretor comercial da Charrua, Dag Arnoldo Cremer, assim que a economia no consumo de energia elétrica for comprovada no Posto Florestal, a empresa estudará a possibilidade de implantar a tecnologia em outros postos. Os números positivos devem aparecer nos próximos meses.

Sobre a energia solar
A energia solar é obtida através da captação de energia luminosa e térmica provenientes do Sol. Painéis solares instalados no teto de casas ou indústrias se encarregam de capturar a fonte solar, daí o nome teto solar.
A energia solar consiste em uma fonte de energia limpa e renovável, pois não se finda - o sol existe todos os dias. Este tipo de energia gera economia, não polui e não influi no efeito estufa.
Tudo por que durante o processo de obtenção da Energia solar não é preciso turbinas ou geradores que consomem mais energia e apresenta perigos a quem estiver operando. Os países que mais utilizam energia solar são Japão, Alemanha e Estados Unidos.

Através da conscientização, esta fonte de energia limpa pode se tornar mais utilizável, nossos bolsos agradeceriam assim como o meio ambiente.