images

Como surgiu a Charrua Gás
A Charrua atua no mercado de GNV desde 2005, iniciando com o posto do Arco em Lajeado. Na época, a Carreta fazia compressão em um postopróximo ao duto em Porto Alegre e a venda mensal era de 9.000 m3.

Em 2008a Charrua construiu uma base própia de Compressão de GNV em Esteiocom Capacidade para comprimir 1.800 m3 por hora.

A Charrua Gás é uma divisão da Charrua voltada totalmente para o GNV (Gás Natural). Sendo a distribuidora de combustíveis que mais cresce no segmento de Gás Natural no Rio Grande do Sul, a Charrua leva economia e redução de impactos ambientais para diversos municipios onde o duto do GNV não chega.

Somente é possível o fornecimento de Gás natural para pontos que estão longe do duto de GNV graças a tecnologia de transporte do produto na forma de Gás Natural Comprimido (GNC). O Gás Natural Comprimido é carregado em carretas feixe diretamente na unidade da Charrua em Esteio. Esta unidade está localizada junto ao duto de Gás Natural, e conta com quatro compressores de alta potência e capacidade para comprimir 2.000.000 m3 por mês. Posteriormente o produto é transportado até os postos Charrua que revendem o produto. No posto a Carreta fica conectada a uma HPU (Unidade de potência Hidráulica), que descomprime o produto para que seja oferecido na bomba de GNV.

A Charrua Gás proporcionou, principalmente aos municípios do interior do Estado, condições mais propícias para o desenvolvimento econômico e social, ao disponibilizar um combustível limpo e mais econômico.

Dentre as Distribuidoras de Combustíveis do Rio Grande do Sul, a Charrua é pioneira na construção de base própria de compressão de GNV, o que permitiu suprir as demandas de seus próprios postos revendedores e a prestar serviços de compressão para outras distribuidoras.

A Charrua acredita que o Gás Natural é a melhor opção dentre os combustíveis na atualidade, e também o combustível que avançará ainda mais no futuro.

A Charrua Gás é motivo de orgulho para a empresa: além de promover o aumento da malha de distribuição longe do duto, no Rio Grande do Sul, incrementa o volume de vendas reduzindo o impacto ambiental, já que o GNV é ambientalmente correto. O empenho da Charrua vem ao encontro da instalação de rede de gasodutos nas regiões em que atua, no futuro.  No setor industrial não é diferente, a Charrua comprime Gás Natural para outras companhias distribuidoras e afins, as quais já vêm utilizando o produto como uma opção de economia, redução do impacto ambiental e aumento no controle de qualidade, em função de o gás natural proporcionar uma queima mais uniforme.