A unidade conjunta de Lajeado do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) conta com o apoio da Charrua.

Desde a inauguração, em 2007, os órgãos ocupam prédio cedido pela empresa, que também arca com as despesas de luz e água. Dessa forma, o Grupo Charrua ajuda a garantir uma estrutura com condições ideais para a realização dos programas do Sest e Senat. A unidade fica junto às instalações da sede do Grupo Charrua, em Lajeado.

A promoção social nos campos da saúde, lazer e cultura abrange as iniciativas desenvolvidas pelo Sest. Atualmente, são oferecidos na unidade de Lajeado serviços odontológicos gratuitos ao trabalhador em transporte e seus dependentes. Regularmente também são promovidas campanhas educativas com foco no meio ambiente e em datas especiais.

O Senat prioriza projetos de capacitação profissional por meio de programas sintonizados com as necessidades do setor de transporte e da região. Oferece cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização. Entre eles estão o de Operador de Retroescavadeira; Curso para Condutor de Veículo de Transporte de Produtos Perigosos; Direção Defensiva; e Curso para Condutor de Veículo de Transporte de Escolares. 

Os projetos do Sest e Senat são voltados a trabalhadores do transporte, autônomos do setor e seus dependentes. Os órgãos estão vinculados à Confederação Nacional do Transporte (CNT).