Gás Natural Veicular (GNV)

O gás natural veicular, o GNV, é uma alternativa cada vez mais presente aos combustíveis tradicionais com diversos benefícios. Trata-se de um combustível em sintonia com as necessidades do mundo moderno, conciliando eficiência, economia e respeito ao meio ambiente.

A tecnologia utilizada nos veículos para rodar com GNV atende às normas internacionais e a segurança do uso está comprovada por uma série de aspectos. Entre eles, o fato do GNV ser mais leve que o ar e assim dissipar-se facilmente na atmosfera em caso de vazamento. Para que se inflame, é preciso que seja submetido a uma temperatura superior a 620°C, enquanto que o álcool se inflama a 200°C e a gasolina a 300°C. Importante também é saber que o GNV é incolor e inodoro, queimando com uma chama quase imperceptível. Por questões de segurança, o produto é odorizado com mercaptana, componente químico que lhe confere cheiro, tornando seu vazamento detectável.

Todos esses fatores se somam às nobres vantagens ambientais. O gás natural emite muito menos poluentes do que os demais combustíveis fósseis. O GNV pode substituir outras fontes de energia como carvão, óleo combustível, diesel e gasolina, que são mais agressivas ao meio ambiente. Além disso, também pode ocupar o espaço do gás de cozinha e a lenha. Os pontos positivos são perceptíveis no dia a dia, já que o gás natural reduz a emissão de fumaça emitidas pelos veículos.