imagesimagesimagesimagesimagesimages

​Preocupado com o desenvolvimento social, cultural e ambiental da comunidade em que está inserida, a Charrua participa de iniciativas que promovem a conscientização da população para a preservação ambiental e apoia o desenvolvimento cultural e social da sua gente. Confira!

A Hora dos Talentos
O propósito do Concurso cultural Hora dos Talentos é promover a cultura, qualificar os artistas e descobrir novos talentos. Este concurso é uma promoção do jornal A Hora, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) de Lajeado.

O projeto reuniu artistas profissionais e amadores com apresentações individuais ou em grupo. A competição envolveu duas categorias, adulto e infantil, em cinco modalidades (teatro, dança mímica, circo e ópera).

Jovens Poetas
É um projeto do Rotary Club Lajeado-Engenho e tem o objetivo de incentivar a produção e a divulgação de poemas escritos por alunos de escolas públicas e privadas, bem como estimular o hábito da leitura e valorizar os escritores regionais.

Meio Ambiente na Escola
O Caderno Meio Ambiente nasceu em 1999 como encarte mensal do diário O Informativo do Vale numa iniciativa da Rede Vale de Comunicação Ltda com o objetivo de incentivar a busca do conhecimento através do estímulo da informação jornalística com vistas ao desenvolvimento regional com base em soluções sustentáveis além da formação de consciência social, ambiental e cultural nas comunidades do Vale do Taquari.

Projeto Cabruxa, a Bruxa Inventada
O livro, destinado ao público infantil, possui versão bilíngue, narração em português/espanhol e inclui DVD com áudio descrição e versão em Libras. A iniciativa cultural, além de contribuir para práticas pedagógicas criativas no ambiente escolar, vem minimizar a carência existente, na sociedade, de literatura para a infância agregada aos dispositivos de acessibilidade, no intuito de contribuir para a construção de uma cultura da inclusão. Segundo a autora, Luciane Abreu, Cabruxa, a Bruxa Inventada é um trabalho que busca expandir a experiência educacional como um bem coletivo, visando à formação de cidadãos íntegros e éticos num processo de construção cultural.

Projeto semeando na pedreira um novo futuro
Tem o objetivo de atender as crianças de 5 até 17 anos, tornando-os jovens preparados para o futuro, a tal importância desse projeto é dar incentivo ao esporte, cultura e educação a área onde será executado é de grande fluxo de drogas e alta vulnerabilidade, o esporte levará a eles um crescimento saudável, um cidadão que ficará longe das drogas e mas influências, bons cidadãos para a nossa cidade preparados para o mercado de trabalho.

16º Feira do Livro Picada Café
Picada Café é o município com melhor IDEB do Estado. Esse índice deve-se a um trabalho de excelência nas escolas. A leitura faz parte de um conjunto de ações e atividades para buscar o melhor para nossas crianças e adolescentes. Durante o ano os professores fazem do livro uma ferramenta para estimular a criatividade e o capacidade de criação dos alunos. 

A Feira do Livro 2016 é uma realização da Prefeitura Municipal de Picada Café e Associação Cultural de Picada Café. Conta com financiamento pela Lei de Incentivo à Cultura Pró-cultura RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e do Ministério da Cultura. O patrocínio é de Coopershoes, Suga Shoes, Charrua, Lojas Benoit e Cooperativa Sicredi e apoio da Lei de Incentivo à Cultura e Associação dos Município da Rota Romântica.

Projeto Cultura Andejos Farroupilhas
De forma engraçada, as crianças aprendem como se originaram os Sete Povos das Missões; a história dos Gaúchos e a convivência com os índios Guaranis; as manifestações da escrita de forma diferente e quais foram os meios de comunicação na época que deram origem ao chasque; as propriedades nutritivas da erva-mate; o comportamento do ar no momento de se esquentar, se expandir e tentando escapar (ovo na garrafa); como é realizada a conservação de alimentos por meio do sal (charque) e o princípio físico da boleadeira (arma de caça e guerra do índio e do gaúcho). O Projeto Cultural Andejos Farroupilhas contou com o patrocínio do Atacadão e Charrua. A realização foi da Lume Eventos e do Ministério da Cultura, Governo Federal – Ordem e Progresso.

Festival de Cinema Acessível Kids
O Festival de Cinema Acessível - Kids trará o foco do debate para a importância de se pensar em acessibilidade para crianças e adolescentes, o que raramente é abordado nos dias de hoje. Cabe destacar que uma criança nunca vai ao cinema desacompanhada. Assim, o Festival Kids torna-se um programa para toda a família, independente de os pais ou os filhos terem ou não alguma deficiência.

Além de gerar acesso a filmes através de Audiodescricao, LIBRAS e Legendas explicativas a uma importante parcela da população esquecida e excluída do cotidiano do cinema, devido à forma convencional com que as obras cinematográficas são feitas, vamos proporcionar às crianças e jovens de todas as idades, com deficiência e sem deficiência, a convivência num ambiente que valoriza as diferenças. Através das tecnologias de acessibilidade, ofereceremos a possibilidade de entendimento, emoção e diversão de forma igual para todos. Conscientizar sobre a importância da inclusão de todos através de uma atividade vivencial, na qual estejam em numa mesma sala de cinema pais e amigos, com ou sem deficiência, crianças e jovens, com ou sem deficiência, para se divertirem e se emocionarem juntos, assistindo o mesmo filme, certamente contribuirá para a formação de uma sociedade melhor.

As exibições deverão ser realizadas na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, em sessões especiais, uma aos sábados à tarde e outra as quartas feira para escolas, com entrada gratuita.

Projeto Educar para Transformar
O Projeto EDUCAR PARA TRANSFORMAR tem caráter educacional, social, cultural e com suas aulas de instrumentos musicais de violão e flauta visa ser uma ferramenta a serviço da promoção de direitos das crianças e adolescentes. Direitos esses, muitas vezes, negados as classes sociais menos favorecidas de nossa sociedade: acesso a educação musical com qualidade e meios de fruição cultural.

A Associação Pró Cultura Paz foi fundada no dia 11 de julho de 2012 no município de Teutônia,- RS. A intenção primordial da Associação Pró-Cultura Paz é oferecer às crianças e jovens uma atividade saudável como forma de prevenção para que elas não usem seu tempo livre, no horário extra-escolar, para entrar em contato com o perigoso caminho das drogas.

Projeto Progresso Esporte e Lazer ano I e II
Esporte e Lazer é de manifestação esportiva educacional, pois está inserido num contexto onde as escolas públicas da cidade participam ativamente, indicando crianças e adolescentes matriculados para o preenchimento das vagas, que será prioritariamente, de acordo com indicadores de grau de vulnerabilidade social. Implantar núcleos para a democratização da prática educacional qualificada de diversas modalidades esportivas, oportunizando o acesso para 80 alunos(as) da rede pública de Progresso/RS entre 06 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social contribuindo para a promoção da saúde, melhoria da qualidade de vida, a conquista da cidadania e a inclusão social.

Projeto Despartar- Novos Rumos
A Associação Caminhos de Faria Lemos tem como uma de suas missões promover a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação. Através deste projeto, busca-se a oportunidade de consolidar e ordenar as atividades culturais do Distrito e dar-lhes uma base sólida para desenvolver-se de forma estruturada e sustentável. Busca-se gerar um movimento que desenvolva a cultura musical, talentos artísticos, amadores e profissionais, melhorando a qualidade de vida e autoestima da população local.

Projeto Livro Percursos e Caminhos Rio Taquari-Antas
Conhecer e documentar os principais afluentes que compõem o maior manancial da região foi o desafio vencido pelo fotógrafo lajeadense e professor da Univates, Cláudio Zagonel Neto. O livro retrata com detalhes peculiares toda a bacia Taquari-Antas. A publicação elaborada com auxílio da Lei Rouanet.

O livro tem 247 imagens com legendas. Zagonel visitou cerca de 50 cidadaes que margeiam os rios Taquari e Antas, bem como os principais afluentes, desde a nascente, em São José dos Ausentes, até a foz, em Triunfo. 

 

Basquete Blindados do Vale

No âmbito das suas políticas de responsabilidade social, a Charrua decidiu apoiar, a partir de julho de 2017, a equipe de basquete Blindados do Vale, através do projeto Basquete Sobre Rodas. 

O aporte é possível graças a lei de Incentivo ao Desporto. Para a Charrua a promoção e integração social de atletas com deficiência motora, cuja vontade de vencer é visivelmente maior do que suas limitações, é motivo de inspiração.

O projeto evidencia atletas que são verdadeiros exemplos da capacidade humana de vencer dificuldades.  A empresa acredita que a capacidade de superação e perseverança deles servem de exemplo para a busca de uma sociedade cada vez mais justa, principalmente em um momento em que o País tanto precisa de força para acreditar em mudanças positivas. A Charrua espera que outras empresas preocupadas com o bem sintam a necessidade de se aproximar de projetos sociais e possam servir como elo para manter a sustentabilidade financeira deles.