É cada vez mais comum que os motoristas busquem alternativas para baratear as despesas com combustíveis. Grande parte deles tem optado pela conversão do seu auto para GNV, prática que requer cuidados de segurança, claro, mas ainda é cercada de mitos. Conheça cinco verdade sobre o GNV e a segurança em sua conversão:
 
- O uso do GNV é seguro?
Sim. O sistema de armazenagem e compressão possui válvulas de segurança que se fecham caso haja algum rompimento na tubulação. Alem disso, durante o abastecimento do veículo no posto o gás não fica em contato com o ar, assim, qualquer tipo de combustão. Vale lembrar que o GNV é mais seguro que qualquer combustível líquido. Busque sempre empresas idôneas e certificadas pelo INMETRO para fazer a conversão para o GNV.
 
-Qual é melhor? kits de 3ª geração ou de 5ª geração?
Existem dois tipos. Os kits de 3ª geração têm uma central eletrônica simples que controla o fluxo de gás para os cilindros através da abertura e fechamento de um motor de passo. Nos da 5ª geração a central é mais moderna e se comunica com os injetores de gás, que enviam a quantidade certa para cada cilindro de motor. A 5ª geração significa uma evolução tecnológica proporcionando melhor rendimento e performance do veículo, com menor custo de manutenção. Contudo, os dois são eficazes.
 
- Veículos que usam o GNV poluem menos?
Baita verdade. O GNV é um dos combustíveis considerados limpos. Os veículos movidos a gás natural têm baixíssima emissão de poluentes, desde que a conversão seja feita corretamente.
 
- Posso utilizar cilindros usados?
Não é a melhor opção, mas também funciona. O importante é certificar-se que o cilindro foi inspecionado por uma Requalificadora de cilindros credenciada pelo INMETRO. Essa inspeção verifica a integridade do cilindro e é obrigatória a cada 5 anos ou quando o mesmo sofrer qualquer dano.
 
- Quanto tempo demora para instalar o kit no veículo?
A média de tempo para a instalação de um kit de 5ª geração, o mais moderno do mercado, fica entre 8 a 12 horas. Um dia na oficina e o serviço tá feito.